Inteligência artificial, prevendo o preço do BITCOIN!

Photo by Alex Knight on Unsplash

Depois de me aprofundar muito em inteligência artificial, resolvi colocar a mesma a prova, porquê não tentar prever o preço de fechamento do BITCOIN?

Sabemos que a inteligência artifical, não consegue resultados bons, com previsões aleatórias, como prever os números da mega-sena, porém, se tiver um padrão de comportamento anterior, como o preço do bitcoin tem, podemos muito bem fazer algo interessante!

Aconteceu, que esse artigo irei dividir em diferentes partes, e irei disponibilizar todo o contéudo no meu GITHUB, para estudos posteriores.

Coleta de dados

Abri a api da binance, e contrui o software que fosse capaz de integrar com a api da binance e me trazer o máximo de informação de cada candle diário, busquei desde o ínicio da mesma(meados de 2017), até o dia de hoje, passando inclusive pelo corona day, pegando dados como, preço de fechamento, preço de abertura, volume negociado, etc etc

O código fonte e json extraído você pode ter aqui no link do meu GITHUB!

https://github.com/MatheusGrijo/T800-IA-BITCOIN/

Photo by Markus Spiske on Unsplash

Treinando os dados

Como eu sou um amante do open source, resolvi usar o ML.NET da Microsoft, achei ele bem interessante, por possuir uma vasta documentação e um github bem completo, e também por ser bem compacto, então tratei de alinhar os dados e criar uma aprendizagem que de acordo com o treino e os dados do dia de “ontem”, eu pudesse prever o fechamento do dia de hoje!

O código fonte do treinamento também está no meu github!

https://github.com/MatheusGrijo/T800-IA-BITCOIN/

Photo by Victor Freitas on Unsplash

Resultados

Corona Day

Como foi visto, no dia 12/03/2020, nossa IA “previu” a quebra do mercado, com MUITA imprecisão, pois realmente o comportamento de padrão foi influienciado por eventos externos, mas mesmo assim, se você tivesse aberto o SHORT que a IA previu, você faria um enorme lucro! Realmente isto me deixou ainda mais confuso e feliz!

Photo by Glen Carrie on Unsplash

Fazendo Trade!

Ai vem a pergunta, se eu no dia de hoje as 00h, posso pegar todo o histórico e prever como será o fechamento do dia de hoje as 23h59h59, porque não vou realizar um trade com isso?

Photo by Mohamed Osama on Unsplash

Eu posso literalmente voltar ao futuro!

Basicamente minha estratégia de trade é bem simples, eu pego todos os dados passados, e falo para minha IA, prever quanto o dia de hoje ira fechar, ai vem o calculo extremamente simples:

Com essa ideia na cabeça, pensei em fazer um bot simples, para simplesmente surfar a onda do mercado, abrir e fechar de acordo com as previsões da IA, é claro, também colocar um ponto máximo de perda.

Bom…

Essa parte está pronta, mas somente irei mostrar os resultados se esse artigo for bem compartilhado e curtido =)

Então faça sua parte!

Compartilhe =)

Amante do machine learning